1- O que estamos vivendo hoje?
Uma emergência em saúde pública de importância internacional (ESPII), devido à rápida disseminação (espalha com facilidade) do vírus entre os continentes.
2- Por que a mídia não pára de trazer atualizações sobre o coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19)?
Pelo fato de o vírus ser altamente contagioso, -podendo ser transmitido por pessoas que não apresentem sintomas-, inclusive por crianças, e ter chance de causar muitas mortes.
3- É exagero essa preocupação toda?
Não! A situação é GRAVÍSSIMA, e ainda há gente negligenciando (não levando a sério) a pandemia (o vírus se espalhou pelo mundo) e saindo de casa sem necessidade.
Em 21/03/2020, o número de casos do coronavírus confirmados foram:
- Brasil: 1.128 casos e, até agora, 18 mortes.
- Rio Grande do Sul: 60 casos confirmados, sem registro de mortes, por enquanto, mas sabe-se que estes números aumentarão.
- Mundo: 315.992 casos e, até agora, 13.589 mortes (atualização de 21/03/2020, às 12h). Veja o mapa abaixo com dados do CDC*, onde a parte colorida corresponde aos locais onde tem o COVID-19.
4- Mas por que eu devo fazer a “quarentena”, se eu não trabalho na área da saúde?
Por que ficar em casa é a forma mais eficaz de reduzir a circulação do vírus (diminui a velocidade de transmissão) entre as pessoas, a exemplo do que tem ocorrido no mundo.
5- A vacina contra a gripe protege contra o coronavírus?
Não. Esta vacina protege contra subtipos de vírus Influenza e pode ser:
- Trivalente (rede pública): Influenza A (H1N1 e H3N2) e um Influenza B.
- Quadrivalente (rede privada): protege contra os mesmos subtipos da vacina trivalente mais outro sorotipo de influenza B que depende do mais prevalente no ano anterior.
6- Então, ajuda eu fazer a vacina contra o Influenza (gripe)?
Sim, porque ela previne outros tipos de vírus e reduz a demanda de pacientes respiratórios.
7- E quando vai começar a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza?
Está prevista para amanhã, 23/03/2020, na rede pública. Devido à necessidade de isolamento social, será disponibilizada em algumas farmácias e instituições daqui de Porto Alegre, mediante agendamento.
A vacina é prioridade para os grupos de risco, como gestantes, crianças de 6 meses até menores de 6 anos, puérperas (mulheres que tiveram bebês recentemente), idosos (maiores de 60 anos), profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas (diabetes, imunodepressão, doenças cardíacas e respiratórias), profissionais de escolas pública e privada, população carcerária, funcionários do sistema prisonal, população indígena.
8- O que é transmissão local?
É a transmissão do vírus de uma pessoa que viajou (se contaminou em outro país), para quem não viajou.
9- O que é transmissão comunitária (ou sustentada)?
É quando a pessoa infectada não viajou, mas se tornou um vetor local (quem espalha o vírus na sua própria comunidade).
Não é possível identificar a origem da doença.
10- Como está a situação em POA?
Em 19/03/2020, o Ministério da Saúde informou já haver transmissão comunitária de coronavírus na cidade.
Até 21/03/2020, havia a confirmação de 42 casos na capital.
11- Quais são os impactos do coronavírus no Brasil?
Em 20/03/2020, o Ministério da Saúde confirmou que o vírus atingiu todo o país.
12- Meu filho está com sintomas respiratórios, o que eu devo fazer?
Se não tiver sintomas graves, como dispneia (falta de ar) e febre PERSISTENTE (com duração maior que 24 a 48 horas), fique em casa.
13- Qual é o problema de eu tomar ou dar para o meu filho anti-inflamatórios, como Ibuprofeno (Alivium)?
Apesar de haver poucos artigos, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) não ter contraindicado, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) considera possíveis efeitos prejudiciais do Ibuprofeno no tratamento de pacientes que tenham o coronavírus. Esse medicamento, pode ajudar na replicação (aumento) do vírus.
Como pneumologista pediátrica, eu não recomendo o uso aos meus pacientes, até que evidências científicas mais robustas (fortes) sejam publicadas.
14- E o uso de corticoide como fica (Prednisolona, Predsim, Prelone)/(Prednisona, Meticorten)?
Como são imunossupressores, ou seja, diminuem a capacidade de defesa do corpo, não estão indicados. No entanto, se você estiver tomando esse medicamento, NÃO interrompa o uso sem orientação médica.
15- Tenho animal de estimação, posso pegar coronavírus dele?
Não. Apesar de existir o coronavírus canino e felino (cães e gatos) causador de diarreia neles, entre outros sintomas (eles são vírus da mesma família do novo coronavírus), mas, até agora, não há evidências de que esses animais tenham sido infectados ou que possam espalhar o COVID-19.
Observação: post do dia 22/03/2020. As informações podem ser atualizadas, diariamente, à medida que novas evidências científicas sejam publicadas.
Fontes:
Centers for Disease Control and Prevention (CDC)
Organização Mundial de Saúde (OMS)
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Ministério da Saúde (MS)
Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz)
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
#virus #doencaviral #doencarespiratoria #sintomasrespiratorios #mundo #pandemia #pneumologiapediatricars #sociedadebrasileiradepediatria #sociedadedepediatriadoriograndedosul #pneumopediatraportoalegre #pneumopedpaula
تعليقات