top of page
  • Foto do escritor@pneumopedpaula

Vacinação contra a Gripe em tempos de COVID-19

1- Como ficou a vacinação contra a gripe, nos postos de saúde, com a pandemia do novo Coronavírus? O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe este ano. Está sendo realizada em três etapas:

  • 23/03/2020: idosos e profissionais da saúde.

  • 16/04/2020: doentes crônicos, professores, profissionais de segurança.

  • 09/05/2020: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, ou seja, mulheres que deram a luz (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, indígenas, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas de 55 a 59 anos.

2- Se eu não estiver nos grupos acima, posso receber a vacina que tem no posto? Independentemente da idade, pacientes com doenças crônicas, como asma, fibrose cística, hepatites, hipertensão arterial sistêmica ("pressão alta") PRECISAM ser vacinados! 3- A vacina contra a gripe também protege contra a COVID-19? NÃO, mas reduz a chance de infecção pelo Influenza (que causa sintomas semelhantes aos do novo Coronavírus) e de idas ao posto de saúde e à emergência. 4- A vacina trivalente contra a gripe vai proteger contra quais vírus? Influenza A (H1N1) Influenza A (H3N2) Influenza B 5- Quando vai ser o "Dia D" para vacinação nos postos de saúde? Será no dia 09/05/2020. 6- Se não puder fazer a vacina trivalente da rede pública, tem como fazer na rede privada? Sim, desde que a pessoa tenha a partir de 6 meses de idade. 7- A vacina pode causar gripe? Não, pois é composta por vírus inativados, isto é, não têm o poder de causar a doença. 8- Pode haver efeitos adversos após receber esta vacina? Sim, como é intramuscular, pode haver dor, vermelhidão ou endurecimento no local da aplicação, mas as reações costumam ser leves e desaparecer em até 48h após a vacinação. Menos comuns: mal-estar e febre (até 12h após a vacinação) e devem resolver em até 48h. 9- Tenho alergia ao ovo de galinha. Posso fazer esta vacina? Sim, mas, se a alergia for grave e com sinais de anafilaxia, deverá ser feita em local onde tenha condições de atendimento a reações anafiláticas. Fontes: Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Sociedade Brasileira de Pediatria Sociedade Brasileira de Imunizações

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page